PAP aplicação de viés

Leia com atenção as alternativas abaixo:

a) você é daquelas arteiras que foge de projetos que tenham viés?

b ) você já chegou ao extremo de comprar um rolo de viés, se trancar no ateliê e declarar à família que de lá só sairiam um dos dois inteiros,  você ou o viés? E depois teve que ir ao médico em busca de tratamento contra TPV (trauma pós viés)?

c)  você até aplicou o viés mas depois chorou as pitangas e escondeu o projeto de tão feio que ficou?

d)  você ainda tem esperança na cura do TPV e sonha com um mundo melhor onde a aplicação de viés esteja ao alcance de todos?

e)  todas as alternativas anteriores  e agora precisa de  um carregamento de lenços de papel e de flouxetina para lidar com as lembranças terríveis que essas perguntas despertaram...


Amiga, você é como nós!!!  Entendemos bem... Você  já sofreu  horrores com a aplicação de viés, mas agora, chegou a hora da vingança... Então esse PAP é para você! 



A doida da Cíntia Branco, depois de ter gasto 5 metros de viés, ter gritado por ajuda no Twitter (e recebido um PAP maravilhoso da diva @Margaretss) conseguiu colocar, porém, a experiência foi traumática (depois desse episódio ela passou a ter medo de ficar sozinha no mesmo cômodo com o viés).

Então, ela que é gaúcha (leia-se: teimosa e birrenta) foi fazer aulas de patchwork (ela não tem mais nada para fazer mesmo, afinal está de férias no italiano e tinha que fazer algo com o tempo ocioso ) para aprender o tal do viés do Patchwork. No meio do caminho, ela aprendeu uma técnica muito melhor, mas fácil e que fica perfeita. É isso que mostraremos hoje. Pegue seus apetrechos e mão na massa:


* tesoura de cortar tecido (sabe da importância de ter uma tesoura só para tecidos? Não! Em breve, falaremos a respeito)
*  régua de patchwork (eu, a santa da Cíntia, tenho a minha há duas semanas, achava que era bobagem, me assustava com o preço, mas hoje percebo que ela é uma grande invenção, funciona para tudo e facilita a vida)
* lápis B6 (nas papelarias ele é mais barato, ideal pois o traço é fino e sai com facilidade do tecido)
*  tecidos 
* alfinete (uso o de patchwork, mais fino e comprido, uso inclusive nas aulas de corte e costura com tecidos mais delicados)
* linha no tom do tecido
* máquina de costura
* agulha (prefiro a aquarela nº 09, ideal para caseados e para o ponto invisível - quem vê pensa que estou sabendo de tudo isso, kkk)


1º prepare a peça onde o viés será aplicado;



2º meça nas laterais para saber quantos centímetros de viés serão necessários, evitando o desperdício de tempo e tecido;



3º corte um viés de 3 centímetros mais borda (via de regra, todo o viés tem 3 centímetros, e as bordas nada mais são do que um centímetro de cada lado, como a foto abaixo; Se quiser facilitar ainda mais, use viés pronto. Detalhe importante, o viés grosso é mais fácil de colocar;




4º No viés pronto, passe ao meio, no viés feito por você, passe uma das marcar de 1 cm;


 viés pronto


viés feito por você



5º faça um marcação de um centímetro da borda do tecido onde será aplicado o viés;





6º alfinete o tecido da seguinte forma:  finque o alfinete no vinco do viés e levante o primeiro tecido verificando se a ponta do alfinete bate com a linha da borda do tecido que você riscou. Se não, levante a ponta do alfinete do último tecido e a coloque sobre a linha riscada, de forma a fazer as duas linhas ficarem uma em cima da outra;






7º costure no vinco do viés;





8º usando a dobra feita com o ferro, vire o viés para o outro lado, provavelmente você terá que aparar as rebarbas, para não ficar muito grosso e feito;




9º meça o outro lado do viés, use para isso a linha da costura que está aparente, e alfinete;







10º Feche com ponto invisível com linha da mesma cor.






Pronto!!! Seu viés está preso e bonito. 




Agora o seguinte: faz e nos conta, se possível manda foto da sua arte com o viés.  Vamos acabar de vez com esse mito! Arteiras unidas, jamais serão vencidas...

Beijos e até sexta-feira!!!








P.S.¹: Agora, aqui no Te dou Sorte, as quartas-feiras são os dias das variedades. Vai rolar de tudo um pouco. Nossa premissa é que seja um tópico legal e útil... Então, se vocês tiverem algum pedido especial, algo que queira saber, pode pedir porque o Te dou Sorte conta com uma série de arteiras dispostas a  desvendar os doces mistérios por trás das agulhas e das linhas. Sem contar na doida da Cíntia que adora um desafio!!!

P.S.²: Aguardem, em breve um post da aplicação do viés nos cantos e também do ponto invisível, além de outras dicas de costura. Diz para nós o que você quer que role por aqui!



17 comentários:

  1. Olá!
    Toda "costureira" que se acha "costureira" tem q ter uma história de terror traumático mortal para contar né, senão não tem graça e com ctz o viés tá no topo da lista destes traumas. Eu realmente fujo do viés, já fiz mas nenhum para dizer "tá aí, gostei".
    Esse seu pap com certeza será a cura para muitas de nós....heheheheh
    PAra ficar mais perfeito, vc podia contar pra gente como fazer a costurar invisível, outra história horripilante de outras tantas arteiras.
    Buuuu!!!!rsrsrsr
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá flores
    Tenho um dica bem tbm para fazer um viés perfeito
    Ao invés de vc virar os dois lado do dito viés no ferro,vc dobra ele no meio
    Costura ele na parte de baixo já virado.depois vc vai no ferro denovo,e vira para cima.
    Fica perfeito.
    Explicar assim é complicado,já que faço no zóio
    Vou tirar unas fotos e te explico melhor
    ok
    bjus duplo

    ResponderExcluir
  3. Eba, meu caso tem solução!!! Vai ter cura!!!!!!!! u disse sim para todas as premissas, estav a numa crise tal que não podia nem ouvir a palavra viés...
    Brigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa gema, amo-te !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi !!!
    Adorei o passo a passo. me diz uma coisa tu recebeste meu e-mail com meus dados??? eu não sei porque mas tem vários clientes que não estão recebendo, acho que posso estar com vírus no e-mail ou coisa parecida, aguardo confirmação.
    Abraço e obrigada, a bolsa é linda estou louca pra receber!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo o PAP agora já posso tentar fazer...rs!
    Bjks
    Marília

    ResponderExcluir
  6. ahhh, não sabia que meu quase tinha deixado a louca mais louca ainda... providenciaremos terapia... adorei o post, sofri muito ao aplicar viés num tapete... depois disso ate desisti da costura...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Torce por mim aí que agora vou me jogar no projetinho com viés!!! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você conseguiu se livrar deste trauma. Muito obrigado pelos mimos lindos que recebi pena que o correio não foi tão carinhoso com seu embrulho capaz que se aperta mais um pouquinho tinha estourado tudo , mas graças a Deus chegou tudo inteirinho, semana que vem posto fotinha no meu blog para mostrar adorei tudo. Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei nem pegar numa máquina de costuras, imagina tentar pregar um viés. Mas o PAP está perfeito!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Podem me matar, podem me crucificar mas gente quanta "burocracia pra pregar um vies"...kkkkkkk
    Ta bom...ta bom.... sei que muita gente nao consegue fazer nem com esse pap e ai vim aqui so me "amostrar" e dizer que prego um vies perfeito sem regua, sem alfinete, sem marcação.. Sou diva?
    Que posso fazer ne? Nasci com o dom de pregar vies sem trauma, sem me trancar no quarto e sem sofrer...
    Nao me xinga please... sou "amostrada" mesmo....
    beijinhosss

    ResponderExcluir
  11. Vim xingar a Margaret! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sua traumatizadora de costureiras aflitas! kkkk Hj é o dia D pra mim e pro viés, ou eu ou ele! Nem responda pelo amor de Deus! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Uau, amiga !!! Que pap super bem feito, tá perfeito. Fiquei com vontade de pegar a máquina e tentar.E não é brincadeira, tô falando sério.hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus,

    Que dica maravilhosa! Eu tenho uma máquina, mas não sou costureira e me aventuro nas linhas, agulhas e vi~es (que eu adoro). Eu colocava de um jeito super dificil...agora decobriiiiii...ahhhhhhhhhh....bjos

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lido esse post , agora revi vindo do mosaico, ele é ótimo mesmo, e eu tb já penei e arranquei os cabelos pra pregar um viés, agora estou um pouco mais espertinha kkkk, o pap ajudou muito.

    Bj
    Leila

    ResponderExcluir
  15. OI, Cintia! Muito legal esse PAP. MAs preciso de SOCORRO: como faço o ponto invisível??? Sempre ouço falr desse ponto mas não sei como fazer... Vou esperar ansiosa pelo PAP do ponto invisível. Se der, apssa pra ver meu folog: fotolog.terra.com.br/siclepeartesanatos
    Abç.
    Simone.

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas, antes de terminar de ler esse texto, já estava procurando o quadro de seguidores! VCS são ótimas, que delícia de blog, que PAP legal! Bom, resumindo, cheguei pra ficar. Bjos e bonfinde.

    ResponderExcluir
  17. Olá querida, adorei a dica...
    Espero sua visita pois estou com um sorteio...
    http://belapinturas.blogspot.com/2011/10/sorteio-para-minhas-seguidoras.html
    Beijos e luz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...